<b>Símbolos da excelência escolar: história e memória da escola pública inscrita em troféus</b>

  • Rosilene Batista de Oliveira Fiscarelli Universidade Estadual Paulista
  • Rosa Fátima de Souza Universidade Estadual Paulista

Résumé

Este texto explora as possibilidades de utilização de artefatos escolares como documentos para a investigação da história das instituições educativas, considerando os objetos vetores de comunicação e condutores de valores e significados construídos e sedimentados nas práticas escolares. Assim, partindo das atividades de organização do acervo e catalogação de um conjunto de troféus obtidos por uma instituição pública de ensino básico do interior do estado de São Paulo, o texto discute as potencialidades desses objetos como fonte de pesquisa a partir de sua materialidade, no que concerne às inscrições neles existentes, aos símbolos recorrentes, ao tipo de material de produção, aos eventos em que foram obtidos e ao ano de obtenção. Discute ainda a dimensão semântica dos troféus enquanto símbolos da excelência escolar, a relação que eles mantêm com a memória institucional e os limites dos objetos como fonte de informação.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Rosilene Batista de Oliveira Fiscarelli, Universidade Estadual Paulista
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – FCLAr/Universidade Estadual Paulista – UNESP) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação, FCLAr/UNESP.
Rosa Fátima de Souza, Universidade Estadual Paulista
Professora do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-
Graduação em Educação Escolar da FCLAr/UNESP.
Publiée
2012-02-08
Comment citer
Fiscarelli, R. B. de O., & Souza, R. F. de. (2012). <b>Símbolos da excelência escolar: história e memória da escola pública inscrita em troféus</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(2 [14]), 95-115. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38600