<b>Aspectos históricos da cadeira de sociologia nos estudos secundários (1892-1925)</b>

  • Eva Maria S. Alves Universidade Federal de Sergipe (UFS).
  • Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa Universidade Federal de Sergipe

Résumé

Qual a gênese da cadeira de sociologia? Com que finalidade esses estudos foram alocados no ensino secundário? Quais os conteúdos abordados? Quais os conhecimentos exigidos para os candidatos à professor dessa cadeira? Partindo de tais indagações, o presente artigo tem como foco central investigar a estrutura interna, o núcleo da disciplina, finalidades e funções da institucionalização da sociologia nos estudos secundários em Sergipe, desde os primeiros sinais, no ano de 1892, ao ser criada com a denominação de “sociologia, moral, noções de economia política e direito pátrio”, até o ano de 1925, quando se tornou uma cadeira autônoma. As fontes documentais utilizadas prioritariamente para análise são os textos normativos, bem como os documentos produzidos pelo Atheneu Sergipense.

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Bibliographies de l'auteur

Eva Maria S. Alves, Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestre em educação e licenciada em matemática pela Universidade Federal
de Sergipe (UFS). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da UFS.
Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa, Universidade Federal de Sergipe
Socióloga, mestre em sociologia e professora substituta do Departamento de Educação
da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Publiée
2012-02-09
Comment citer
Alves, E. M. S., & Costa, P. R. S. M. (2012). <b>Aspectos históricos da cadeira de sociologia nos estudos secundários (1892-1925)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(2 [12]), 31-52. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38626