<b>No compasso do progresso: a música na escola nas primeiras décadas republicanas</b>
Résumé
Este trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música na escola e as funções que a mesma desempenhava no cotidiano escolar nas primeiras décadas republicanas. A música, além de amenizar e equilibrar o ambiente escolar – a música higiênica –, serviu como educação sensorial, adquire uma posição de educadora moral e estética e, ainda, como espetáculo escolar, servindo para irradiar e propagandear a escola republicana para toda a sociedade. A partir da produção musical escolar, apresentada nos periódicos da época, inferir sobre as temáticas que as canções carregavam, e de que maneira essas temáticas auxiliavam no projeto modernizador da sociedade. A música escolar trouxe temas como progresso e ordem, pátria, heróis nacionais, ideologia do trabalho e ciência.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.