<b>No compasso do progresso: a música na escola nas primeiras décadas republicanas</b>

  • Ailton Pereira Morila

Résumé

Este trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música na escola e as funções que a mesma desempenhava no cotidiano escolar nas primeiras décadas republicanas. A música, além de amenizar e equilibrar o ambiente escolar – a música higiênica –, serviu como educação sensorial, adquire uma posição de educadora moral e estética e, ainda, como espetáculo escolar, servindo para irradiar e propagandear a escola republicana para toda a sociedade. A partir da produção musical escolar, apresentada nos periódicos da época, inferir sobre as temáticas que as canções carregavam, e de que maneira essas temáticas auxiliavam no projeto modernizador da sociedade. A música escolar trouxe temas como progresso e ordem, pátria, heróis nacionais, ideologia do trabalho e ciência.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Ailton Pereira Morila
Doutor e mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em história pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Publiée
2012-02-09
Comment citer
Morila, A. P. (2012). <b>No compasso do progresso: a música na escola nas primeiras décadas republicanas</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(2 [12]), 75-119. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38628