<b>A Cartilha maternal e algumas marcas de sua aculturação</b>

  • Iole Maria Faviero Trindade Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Résumé

Da ótica dos Estudos Culturais e campos afins, analiso estratégias implementadas pelos representantes do governo do estado do Rio Grande do Sul de importação da obra didática do autor português João de Deus, a Cartilha maternal, cujo método de ensino da leitura fora adotado oficialmente. Inicialmente, apresento a crítica dos representantes do governo gaúcho às “contrafações inconvenientes”, discutindo, após, a aceitação de adoção de cartilhas que mais se aproximassem da obra lusa. Finalizo a análise mostrando as marcas de sua aculturação, ao se adaptar a necessidades locais do estado gaúcho.

 

 

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Biographie de l'auteur

Iole Maria Faviero Trindade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha Estudos Culturais em Educação, Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publiée
2012-02-14
Comment citer
Trindade, I. M. F. (2012). <b>A Cartilha maternal e algumas marcas de sua aculturação</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 4(1 [7]), 109-134. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38672