<b>A lei da escola: sentidos da construção da escolaridade popular através de textos legislativos em Portugal e Santa Catarina – Brasil (1880-1920)</b>

  • António Carlos Luz Correia Universidade Nova de Lisboa.
  • Vera Lucia Gaspar da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

Résumé

Neste trabalho, apresentamos um ensaio de problematização da legislação escolar enquanto fonte significativa, rica e dinâmica para a história e a sociologia da educação. Aqui o olhar sobre a legislação deve ser entendido inserido no plano da crítica das fontes documentais. Tecemos um ensaio de reflexão tendo por campo de análise o ensino primário em Portugal e em Santa Catarina, no Brasil. O enquadramento cronológico abarca grosso modo o período compreendido entre 1880 e 1920. Esta virada de século ganha especial relevo por constituir marco cronológico na expansão e consolidação dos sistemas públicos de ensino.

 

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Bibliographies de l'auteur

António Carlos Luz Correia, Universidade Nova de Lisboa.
Mestre em sociologia aprofundada e realidade portuguesa pela Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente prepara tese de doutorado sobre o currículo em Portugal nos ensinos primário e secundário liceal nos séculos XIX e XX.
Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora em educação (história da educação e historiografia) pela Faculdade de
Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP.
Publiée
2012-02-14
Comment citer
Correia, A. C. L., & Silva, V. L. G. da. (2012). <b>A lei da escola: sentidos da construção da escolaridade popular através de textos legislativos em Portugal e Santa Catarina – Brasil (1880-1920)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 4(2 [8]), 43-83. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38680