<b>Usos sociais da cultura escolar prescrita no ensino secundário</b>

  • Norberto Dallabrida UDESC
Palavras-chave: Ensino Secundário, Cultura Escolar, Apropriação, Escola Pública

Resumo

Este trabalho procura compreender os usos sociais da cultura escolar prescrita em nível nacional em três estabelecimentos de ensino secundário de Florianópolis, na década de 1950. Coloca-se o foco sobre: o Colégio Catarinense, administrado por padres jesuítas e voltado exclusivamente para homens; o Colégio Coração de Jesus, dirigido por Irmãs da Divina Providência e com clientela feminina; e o Colégio Estadual Dias Velho, escola pública, gratuita e coeducativa. À luz das proposições de Roger Chartier, considera-se que as instituições escolares se apropriam dos bens culturais de forma diferenciada e criativa. Essa análise sócio-histórica baseia-se em documentos escritos, bem como em depoimentos de ex-professores/as e alunos/as egressos/as.

 

 

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Biografia do Autor

Norberto Dallabrida, UDESC
Doutor em história social pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado na Université René Descartes – Paris V, professor da Udesc e integra, na condição de líder, o grupo de pesquisa “Sociedade, Memória e Educação” da Udesc. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq
Publicado
2012-05-22
Como Citar
Dallabrida, N. (2012). <b>Usos sociais da cultura escolar prescrita no ensino secundário</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(1 [28]), 167-192. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38779