<b>Natureza, infância e ciência no Brasil dos anos 1920/30: a pedagogia moderna e a <i>Bibliotheca de educação</i></b>
Résumé
O presente artigo propõe-se a examinar a emergência daquilo quese convencionou denominar modernidade pedagógica no Brasil dosanos 1920/30, por meio de uma análise, de vocação genealógica, daracionalidade normativa então vigente, bem como de seus possíveisefeitos sobre a atualidade escolar. Coube-nos, assim, problematizaras investidas devotadas à vinculação determinista entre certas noçõesde natureza, de infância e de ciência. Tendo como fonte algunsvolumes publicados junto à Bibliotheca de educação, importanteveículo de difusão de ideias na fase áurea do escolanovismo, ainvestigação levada a cabo aponta, à luz de uma teorização deviés pós-estruturalista, que as práticas escolares modernas vêm-sefirmando como vigorosas matrizes para a forja e o espraiamento debioidentidades.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.