<b>Natureza, infância e ciência no Brasil dos anos 1920/30: a pedagogia moderna e a <i>Bibliotheca de educação</i></b>

  • Marcelo Rito Universidade de São Paulo
  • Julio Groppa Aquino Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Modernidade Pedagógica, Infância, Normalização, Bioidentidades, Coleção Bibliotheca de Educação

Resumo

O presente artigo propõe-se a examinar a emergência daquilo quese convencionou denominar modernidade pedagógica no Brasil dosanos 1920/30, por meio de uma análise, de vocação genealógica, daracionalidade normativa então vigente, bem como de seus possíveisefeitos sobre a atualidade escolar. Coube-nos, assim, problematizaras investidas devotadas à vinculação determinista entre certas noçõesde natureza, de infância e de ciência. Tendo como fonte algunsvolumes publicados junto à Bibliotheca de educação, importanteveículo de difusão de ideias na fase áurea do escolanovismo, ainvestigação levada a cabo aponta, à luz de uma teorização deviés pós-estruturalista, que as práticas escolares modernas vêm-sefirmando como vigorosas matrizes para a forja e o espraiamento debioidentidades.

 

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Biografia do Autor

Marcelo Rito, Universidade de São Paulo

Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Julio Groppa Aquino, Universidade de São Paulo
Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)
Publicado
2013-02-21
Como Citar
Rito, M., & Aquino, J. G. (2013). <b>Natureza, infância e ciência no Brasil dos anos 1920/30: a pedagogia moderna e a <i>Bibliotheca de educação</i></b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(3[30]), 45-72. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38812