<b>A luta político-cultural pelo ensino religioso no Brasil</b>

  • Maria Zélia Borba Rocha Universidade de Brasília Faculdade de Educação

Résumé

A luta pela laicização da escola pública no Brasil remonta aos movimentos republicanos do século XIX. As cartas magnas e as leis educacionais brasileiras expressam em seus textos o conflito religiosidade versus laicidade no ensino público. A ação político-cultural das instituições religiosas manifesta-se, predominantemente, em conjunturas democráticas, nos processos políticos de elaboração das constituições federais e das leis de diretrizes e bases da educação nacional. Os dados coletados demonstram o crescimento das organizações educacionais cristãs, sua especialização e movimentação na sociedade civil. O trabalho demonstra que os grupos confessionais têm perdido espaço curricular na educação básica pública brasileira, desde os anos 30 do século XX.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Maria Zélia Borba Rocha, Universidade de Brasília Faculdade de Educação
Historiadora de formação, especialista em Ciência Política, Mestre e Doutora em Sociologia, professora da UnB na Faculdade de Educação, trabalhando com processos políticos e civilizatórios do setor educacional.
Publiée
2013-09-03
Comment citer
Rocha, M. Z. B. (2013). <b>A luta político-cultural pelo ensino religioso no Brasil</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(2[32]), 217-248. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38841