<b>A luta político-cultural pelo ensino religioso no Brasil</b>

  • Maria Zélia Borba Rocha Universidade de Brasília Faculdade de Educação
Palavras-chave: Laicidade do Ensino, Público versus Privado, Lobby, Esforço Civilizador

Resumo

A luta pela laicização da escola pública no Brasil remonta aos movimentos republicanos do século XIX. As cartas magnas e as leis educacionais brasileiras expressam em seus textos o conflito religiosidade versus laicidade no ensino público. A ação político-cultural das instituições religiosas manifesta-se, predominantemente, em conjunturas democráticas, nos processos políticos de elaboração das constituições federais e das leis de diretrizes e bases da educação nacional. Os dados coletados demonstram o crescimento das organizações educacionais cristãs, sua especialização e movimentação na sociedade civil. O trabalho demonstra que os grupos confessionais têm perdido espaço curricular na educação básica pública brasileira, desde os anos 30 do século XX.

 

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Biografia do Autor

Maria Zélia Borba Rocha, Universidade de Brasília Faculdade de Educação
Historiadora de formação, especialista em Ciência Política, Mestre e Doutora em Sociologia, professora da UnB na Faculdade de Educação, trabalhando com processos políticos e civilizatórios do setor educacional.
Publicado
2013-09-03
Como Citar
Rocha, M. Z. B. (2013). <b>A luta político-cultural pelo ensino religioso no Brasil</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(2[32]), 217-248. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38841
Seção
Artigos