A formação dos estados europeus e a escolarização das línguas nacionais

  • Luiz Eduardo Oliveira Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: ensino de línguas, disciplina escolar, estado-nação, história da educação, identidade nacional

Resumo

O desenvolvimento dos estudos filológicos provocou, entre as nações europeias, a reivindicação da primazia no tempo. Assim, a velha correspondência ‘uma língua, uma nação’ passou a assegurar o seu valor não mais no passado, mas no futuro, adquirindo um novo sentido, pois os Estados europeus vão fazer da aprendizagem e do uso de uma língua oficial uma obrigação para todos os cidadãos. Este artigo busca contribuir para uma reflexão acerca do lento processo de constituição das línguas vernáculas como línguas nacionais, investigando o modo como a generalização dos sistemas nacionais de educação  promoveu  a  escolarização  de  suas  línguas administrativas e literárias, proporcionando-lhes os elementos necessários para sua configuração como disciplinas escolares

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Oliveira, Universidade Federal de Sergipe
Professor do Departamento de Letras Estrangeiras e dos programas de pós-graduação em Letras e Educação da Universidade Federal de Sergipe.
Publicado
2014-04-25
Como Citar
Oliveira, L. E. (2014). A formação dos estados europeus e a escolarização das línguas nacionais. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(1[34]), 145-164. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38867