A implantação do modelo formal de ensino em Angola (Séculos XV-XX)
Résumé
A presente reflexão aborda os diversos momentos que proporcionaram a implantação de um modelo de ensino formal em Angola. Mediante pesquisa bibliográfica e consulta de arquivo, procuramos traçar os principais momentos que caraterizaram este longo processo. Para o efeito, recuamos a nossa pesquisa ao século XV, data de chegada dos portugueses àquele território até o fim da sua governação. Abordamos, assim, as diferentes políticas e reformas educativas ao longo desse período, nomeadamente, o ensino dos missionários, o papel dos jesuítas, a Reforma Pombalina e as diversas alterações introduzidas desde a implantação da República portuguesa em 1910, o período da Ditadura Militar e posteriormente o Estado Novo.Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.