Estado e educação. A Companhia de Jesus: Brasil, 1549-1600
Résumé
O artigo tem por objetivo mostrar a necessidade de rever a abordagem histórica das relações sociais praticadas no século XVI, adequando os conceitos usados ao entendimento que então deles se tinha. Tem por objeto de estudo o significado de educação no Brasil quinhentista/seiscentista. Expõe-se, primeiramente, a representação de mundo então vigente, a ordem se pondo como unidade/universo, o conceito de corpo desenhando a sociedade, a presença divina formatando os entendimentos. Define-se, em seguida, a educação como assimilação dessa forma de representação da ordem. Descreve-se, por fim, o trabalho da Companhia de Jesus, delegada pelo rei para a missão de evangelização do índio, mostrando o colégio e os estudos como expressão ativa dessa educação.Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.