Estado e educação. A Companhia de Jesus: Brasil, 1549-1600

  • José Maria de Paiva Universidade Metodista de Piracicaba

Résumé

O artigo tem por objetivo mostrar a necessidade de rever a abordagem histórica das relações sociais praticadas no século XVI, adequando os conceitos usados ao entendimento que então deles se tinha. Tem por objeto de estudo o significado de educação no Brasil quinhentista/seiscentista. Expõe-se, primeiramente, a representação de mundo então vigente, a ordem se pondo como unidade/universo, o conceito de corpo desenhando a sociedade, a presença divina formatando os entendimentos. Define-se, em seguida, a educação como assimilação dessa forma de representação da ordem. Descreve-se, por fim, o trabalho da Companhia de Jesus, delegada pelo rei para a missão de evangelização do índio, mostrando o colégio e os estudos como expressão ativa dessa educação.

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Biographie de l'auteur

José Maria de Paiva, Universidade Metodista de Piracicaba
Pós-doutor. Professor. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba - PPGE – UNIMEP.
Publiée
2015-06-08
Comment citer
de Paiva, J. M. (2015). Estado e educação. A Companhia de Jesus: Brasil, 1549-1600. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(2[38]), 169 - 192. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38929