A instrução no Grão-Pará Imperial: do Ato Adicional de 1834 ao Relatório Gonçalves Dias

  • Alberto Damasceno Universidade Federal do Pará

Résumé

Neste trabalho, com base em relatórios e falas de presidentes da Província, especificamente entre 1841 e 1852, foram investigados alguns aspectos da educação na província do Grão-Pará durante a primeira década do Segundo Reinado. O período tem especial importância para o país porque, antes de mais nada, corresponde aos tempos em que se implantou o chamado Segundo Reinado. Na Província do Grão-Pará, com a promulgação da Lei Provincial nº 97/1841, a qual regulamentou a instrução primária e secundária na Província em razão da emulação resultante da edição do Ato adicional de 1834, foi dado início ao processo de organização de um ‘proto’ sistema educacional. Os documentos investigados, no entanto, atestam que pouco ou nada se modificou em termos da qualidade da instrução ofertada. Tal situação foi confirmada por Gonçalves Dias no relatório de 1852, encomendado pelo Imperador para conhecimento da situação da instrução nas províncias do Norte do país.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará
Arquiteto pela UFPA, Especialista em Educação e Problemas Regionais pela UFPA, Mestre em Educação Escolar Brasileira pela UFG, Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Pesquisador em História da Educação, Educação em Direitos Humanos e Planejamento Educacional.
Comment citer
Damasceno, A. (1). A instrução no Grão-Pará Imperial: do Ato Adicional de 1834 ao Relatório Gonçalves Dias. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(1[44]), 37 - 64. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40708