Dossiê: O Colégio Pedro II e seu impacto na constituição do Magistério Público Secundário no Brasil (1837-1945)
Résumé
O conjunto de textos que compõem este dossiê se refere à pesquisa desenvolvida pelo grupo História da Profissão Docente, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio - mas que envolve pesquisadores de outras instituições universitárias - intitulada “O Colégio Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil”, financiada pelo CNPq e pela FAPERJ. A pesquisa propõe-se a estudar o processo de constituição de uma identidade profissional específica por parte desse segmento da categoria docente: o magistério público secundário, a partir de um recorte institucional. Toma como objeto de estudo o Colégio Pedro II, com um largo espectro temporal (1837-1945), buscando entender como, ao longo desse período, foi se configurando o seu quadro docente, considerando-se o lugar que a instituição ocupa no processo de institucionalização do ensino secundário no Brasil e o seu caráter modelar. Os textos incluídos neste dossiê se remetem a distintos momentos da história da instituição e têm recortes bastante diferenciados. Os três primeiros textos se remetem ao período imperial e os dois outros se debruçam sobre o período republicano, a partir de óticas distintas e utilizando-se de fontes bastantes diversificadas. O primeiro texto se debruça sobre a memória construida sobre os professores do período imperial, através das páginas de um periódico: a Revista da Semana; o segundo estuda a constituição de uma nova categoria criada no Colégio, em 1855- a dos explicadores - como uma estratégia de formação docente; o terceiro analisa a trajetória dos primeiros professores de música do Colégio e do próprio ensino de música, durante o período de 1838 a 1858; o quarto, a proposta de ensino renovado de História de Jonathas Serrano, professor do Colégio nos anos de 1920/1930; e o último, estuda alguns aspectos identitários da geração de professores que atuaram no Colégio entre 1925-1945.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.