A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870 – 1932)

  • Vera Teresa Valdemarin

Résumé

O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Vera Teresa Valdemarin

Professora livre-docente do Departamento de Ciências da Educação daUniversidade Estadual Paulista (UNESP) - campus Araraquara. Professora doPrograma de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências, campus deRio Claro (UNESP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Culturae Instituições Educacionais (GEPCIE)

Publiée
2017-12-03
Comment citer
Valdemarin, V. T. (2017). A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870 – 1932). Revista Brasileira De História Da Educação, 13(3[33]), 185-206. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40798