A Comissão Nacional do Livro Didático e a avaliação dos livros de matemática entre 1938 e 1969

Résumé

Este artigo analisa a política do livro didático, estabelecida pelo Decreto-Lei nº 1006/38, responsável por criar a Comissão Nacional do Livro Didático e determinar as condições de produção, importação e utilização do livro didático no país, focalizando o processo de avaliação dos livros de matemática e o resultado deste trabalho, materializado nas listas de livros aprovados. Uma atenção especial é concedida ao educador Euclides Roxo, pelas importantes contribuições para o ensino de matemática no país. Os aspectos pedagógicos, técnicos e científicos revelam-se como os principais responsáveis pela reprovação dos livros de matemática durante o processo de avaliação. Assim, para que um livro pudesse figurar entre os autorizados, não poderia apresentar muitas falhas envolvendo esses aspectos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Ricardo Motta Telo, Rede particular de ensino do Rio de Janeiro

Ricardo Motta Telo possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Mestrado em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atua principalmente nos seguintes temas: livro didático e História da Educação Matemática. Atualmente trabalha como professor da disciplina de Matemática na rede particular de ensino do Rio de Janeiro.

Gert Schubring, Universidade de Bielefeld/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Gert Schubring estudou matemática, física e química nas universidades de Magonça e de Bonn. É pesquisador no Institut für Didaktik der Mathematik, Universidade de Bielefeld, e professor visitante no Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem doutorado em matemática e livre-docência em história da matemática. É especializado em história da matemática e das ciências exatas, em particular nas interações entre desenvolvimentos conceituais e culturais nos tempos modernos. Publicou numerosos artigos em revistas e coletâneas e muitos livros, entre outros: Conflicts between Generalization, Rigor and Intuition. Number Concepts Underlying the Development of Analysis in 17th-19th Century France and Germany (Springer 2005), e organizou vários eventos internacionais. Ele foi chief editor da revista International Journal for the History of Mathematics Education de 2005 até 2015 e é membro do Advisory Board of the International Study Group for the Relations between Pedagogy and History of Mathematics.

Publiée
2018-05-19
Comment citer
Telo, R. M., & Schubring, G. (2018). A Comissão Nacional do Livro Didático e a avaliação dos livros de matemática entre 1938 e 1969. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e014. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42909