Cadernos como artefatos etno-históricos

Résumé

A pesquisa está embasada em perspectivas metodológicas etnográficas, das quais deriva a caracterização dos cadernos como componentes de uma etno-história de individualidades e coletivos. São analisados elementos gráficos, produzidos num arco cronológico que abrange da década de 1920 até a contemporaneidade. O corpus documental é constituído por cadernos que mesclam usos escolares e extraescolares: dois cadernos de lembranças, um caderno de questionário, o caderno de uma criveira e dois cadernos de receitas e culinária. Mostra-se que cada caderno é elemento cultural, constituinte de modos de expressão e de elaboração de significados. Os resultados indicam que os cadernos são fontes onde elementos etno-históricos eclodem, sendo artefatos que compõem e registram histórias.

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Biographie de l'auteur

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Educação. Docente e pesquisador do Departamento de Estudos Especializados em Educação.
Publiée
2018-10-01
Comment citer
Santos, A. V. dos. (2018). Cadernos como artefatos etno-históricos. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e028. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42982