O ‘Grupo de Laerte’ e a escrita da história da educação (1962-1972)

  • Bruno Bontempi Jr. Universidade de São Paulo

Résumé

: O artigo trata de uma experiência de pesquisa e escrita de história e filosofia da educação, que nos anos 1960 e 1970 tomou lugar na Universidade de São Paulo e nos Institutos Isolados de Ensino Superior, sob a orientação de Laerte Ramos de Carvalho. Esta experiência, que criou uma discernível tradição no campo de estudos historiográficos da educação brasileira, definiu seus temas à luz de problemas educacionais e políticos de seu tempo, assim como de concepções filosóficas, teorias da história, partições epistemológicas e disciplinares que então configuravam o modelo universitário. Pelo modo como se organizou para propor, produzir e divulgar a escrita da história, essa geração marcou esse campo em formação com características particulares, que incluem a preferência por determinados tipos de fontes, modos de periodizar e narrar os eventos históricos. A análise historiográfica proposta combina a compreensão textual e contextual dessa tradição, considerando as condições institucionais e disciplinares tanto quanto as ambiências social, intelectual e política em que essas narrativas se produziram.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Bruno Bontempi Jr., Universidade de São Paulo
Possui mestrado (1995) e doutorado (2001) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado no Programa de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, membro titular do Conselho Departamental e representante titular do Departamento EDF na Comissão de Pós-Graduação. Vice-Coordenador do DINTER, em convênio USP/UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos temas: historiografia da educação, história dos intelectuais, história do ensino superior, história das elites. É líder do Grupo de Pesquisa Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações (CNPq). É Diretor suplente da Regional Sudeste da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Références

Referências

ANTUNHA, H. C. G. (s.d). A Instrução Pública no Estado de São Paulo. A Reforma de 1920. São Paulo: Universidade de São Paulo.

BARREIRA, L. C. (1995). História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira. Campinas. (Tese de Doutorado). UNICAMP, Campinas.

BARROS, G. N. M. (2001). História e Filosofia da Educação na USP: origens. Referências para a memória da Feusp. Cadernos de História e Filosofia da Educação, v. 4, n. 6, 11-36.

BARROS, R. S. M. (1952). Defesa da tese apresentada ao doutoramento na Cadeira de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo pelo licenciado Laerte Ramos de Carvalho. Revista de História, São Paulo, v. 4, n. 9, p. 520-526.

BARROS, R. S. M. (1998). Entrevista a Bruno Bontempi Jr.

BONTEMPI Jr., B. (1995). História da educação brasileira: o terreno do consenso. (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

BONTEMPI Jr., B. (2015). Laerte Ramos de Carvalho e a constituição da História e Filosofia da Educação como disciplina acadêmica. Uberlândia: Edufu.

BONTEMPI Jr., B.; TOLEDO, M. R. A. (1993). Historiografia da educação brasileira: no rastro das fontes secundárias. Perspectiva, n. 20, 9-30.

CARVALHO, L. R. (1956). A educação em São Paulo. In: Ensaios paulistas. São Paulo: Anhembi, 600-622.

CARVALHO, L. R. (1962). Carta a Jorge Nagle. São Paulo, 28 de novembro de 1962. Anexo: “Títulos dos trabalhos de doutorandos em História e Filosofia da Educação”.

CARVALHO, L. R. (1977). A formação filosófica de Farias Brito. São Paulo: Saraiva/Edusp.

CARVALHO, L. R. (1978). As reformas pombalinas da instrução pública. São Paulo: Saraiva/Edusp.

CARVALHO, M. M. C. (2000). A escola e a República e outros ensaios. Bragança Paulista: Edusf.

HAIDAR, M. L. M. (1998). Entrevista a Bruno Bontempi Jr.

HAIDAR, M. L. M. (s.d.). Entrevista a Nelson Piletti, s/d.

MAIA, A. B. F. (2013). O ensino superior em O Estado de S. Paulo: uma análise dos editoriais de Laerte Ramos de Carvalho sobre a USP (1947-1964). (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo.

MONARCHA, C. (1996). História da educação brasileira: atos inaugurais. Horizontes, Bragança Paulista, v. 14, 35-44.

NAGLE, J. (1961). Carta a Laerte Ramos de Carvalho. Araraquara, 25 de abril de 1961.

NAGLE, J. (1999). A trajetória da pesquisa em História da Educação no Brasil. In: MONARCHA, Carlos. (org.) História da Educação Brasileira. Formação do Campo. Ijuí, 95-120.

NUNES, C. (1996). Ensino e historiografia da educação. Revista Brasileira de Educação, n. 1, 67-79.

PILETTI, N. (1988). Laerte Ramos de Carvalho: a formação e os estudos histórico-filosóficos. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.14, no. 2, 235-258.

REIS FILHO, C. (1984). Depoimento. ANDE, n. 8, 36-40.

REIS FILHO, C. (1999). Entrevista. In: REIS, Adriana Teixeira. A história da disciplina História da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Católica de São Paulo (1946-1976). (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 121-131.

RIBEIRO, J. Q. (1945). A Memória de Martim Francisco sobre a reforma dos estudos na capitania de São Paulo. São Paulo: Setor de Publicações da USP.

SALMERON, R. A. (1999). A universidade interrompida: Brasília 1964-1965. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.

SANTOS, A. N. (2015). Origens da Faculdade de Educação da USP: o Departamento de Educação da F.F.C.L. (1962-1969). (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo.

TANURI, L. M. (1999). Historiografia da Educação Brasileira: contribuição para o seu estudo na década anterior à instalação dos cursos de pós-graduação. In: MONARCHA, Carlos (org.). História da educação brasileira. Formação do campo. Ijuí: Unijuí, 147-168.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. FACULDADE DE EDUCAÇÃO (1960). Atribuições da documentação.

WARDE, M. J. (1984). Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em aberto, Brasília, no. 23, 1-6.

WARDE, M. J. (1997). Institucionalização da pós-graduação em Educação. Texto apresentado em mesa redonda no Seminário Qualidade da educação, políticas públicas e pesquisa. Comemoração dos 30 anos do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-RJ, 1-8.

XAVIER, L. N. (1999). O Brasil como laboratório. Educação e Ciências Sociais no projeto dos Centros Brasileiros de Pesquisas Educacionais CBPE/INEP/MEC (1950-1960). Bragança Paulista:

Publiée
2019-06-16
Comment citer
Bontempi Jr., B. (2019). O ‘Grupo de Laerte’ e a escrita da história da educação (1962-1972). Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e060. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46819
Rubrique
Dossiê - A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas