Por uma história da escola primária no contexto de imigração
experiências de escolarização entre imigrantes eslavos e peninsulares itálicos no Paraná
Résumé
Objetiva-se uma análise comparativa das experiências de escolarização primária entre imigrantes eslavos e peninsulares itálicos que se estabeleceram no Paraná a partir da última quinzena do século 19. Ao lançar um olhar panorâmico sobre o processo de colonização estrangeira no Estado, destacam-se as iniciativas dos imigrantes para a criação de diferentes tipos de escolas elementares. Com o intuito de compreender as singularidades dessas iniciativas, a presente proposta insere-se na perspectiva da história cultural. O estudo oferece uma reflexão sobre as possibilidades de escrever uma história da escola no contexto da imigração paranaense. Visa compreender a escola como um lugar de cultura e a sua institucionalização como um processo eminente de disputas e embates políticos.
Téléchargements
Références
Annuario delle Scuele Italiane All’estero governative e sussidiate. (1904). Roma, IT: Ministério degli Affari Esteri.
Barausse, A. (2017). Chamas da educação nacional e do sentimento pátrio: as escolas italianas no Rio Grande do Sul da colonização ao final do século 19 (1875-1898). História da Educação, 21(51), 41-85.
Barausse, A., & Luchese, T. A. (2009). Uma história da educação dos (i) migrantes italianos entre o local e o transnacional: entrecruzando documentos e olhares investigativos. In A. Karsburg & M. I. Vendrame (Orgs.), Variações da micro-história no Brasil: temas, abordagens e desafios (p.172-203). São Leopoldo, RS: Oikos.
Benito, E. A. (2017). A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia (Heloísa Helena Pimenta Rocha e Vera Lúcia Gaspar da Silva, trad.). Campinas, SP: Alínea.
Bourdieu, P. (2010). Razões práticas sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Ed. Papirus.
Cancelli, E. (1993). O mundo da violência: a polícia da era Vargas. Brasília, DF: EDUNB.
Capelato, M. H. R. et al. (2000). Representação política: o reconhecimento de um conceito na historiografia brasileira. In C. F. Cardoso (Org.), Representações: contribuição a um debate transdisciplinar (p. 227-267). Campinas, SP: Papirus.
Carneiro, M. L. T. (2002). Livros proibidos, idéias malditas: o DEOPS e as minorias silenciadas (2a. ed.). São Paulo, SP: Ateliê Editorial.
Certeau, M. (1997). A invenção do cotidiano: artes de fazer (Ephraim Ferreira Alves, trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Cintra, E. P. de U. (2010). “Sciencia et Labor” no Palácio de Luz: a institucionalização da ciência médica e a Faculdade de Medicina do Paraná (Curitiba, 1912-1946) Tese (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Corbin, A. (2005). O prazer do historiador: entrevista concedida a Laurent Vidal. Revista Brasileira de História, 25(49), 11-31.
Decreto Federal nº 406, de 4 de maio de 1938. (1938). Coleção das leis do Brasil.
Decreto Federal nº 13.014, de 4 de Maio de 1918. (1918). Dispõe sobre o auxilio concedido pelo Governo Federal para manutenção de escolas nos Estados e dá outras providencias. Coleção das leis do Brasil.
Diehl, A. A. (1998). A cultura historiográfica brasileira do IHGB aos anos 1930. Passo Fundo, RS: EDUPF.
Doustdar, N. M. (1990). Imigração polonesa: raízes históricas de um preconceito (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Frago, V. A. (2002). Sistemas educativos, culturas escolares y reformas: continuidades y cambios. Madrid, ES: Morata.
Guérios, P. R. (2007). Memória, identidade e religião entre os imigrantes rutenos e seus descendentes no Paraná (Tese de Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Horbatiuk, P. (1989). Imigração ucraniana no Paraná. Porto União, SC: Uniporto.
Kreutz, L. (2000). Escolas comunitárias de imigrantes no Brasil: instâncias de coordenação e estruturas de apoio. Revista Brasileira de Educação, (15), 159-176.
Lemke, M. D. (1992). A educação luterana no Brasil: um estudo sociológico das escolas luteranas no Paraná (1853-1992) (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Luchese, T. A. (2017). Da Itália a Brasil: Indícios da produção, circulação e consumo de livros de leitura (1875-1945). História Educação, 21(51), 123-142.
Martín, R. L. (2001). La escuela por dentro: perspectivas de la cultura escolar em la Espanha del siglo XX. Valência, ES: Universidad de Valênci.
Martins, W. (1955). Um Brasil diferente. São Paulo, SP: Anhembi.
Maschio, E. C. F. (2005). A constituição da escolarização primária no Município de Colombo, Paraná (1882-1912) (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Maschio, E. C. F. (2014). Escolas de imigração italiana no Paraná: a constituição da escolarização primária nas colônias italianas. In A. T. Luchese. História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras (p. 213-231). Caxias do Sul, RS: Educs.
Maschio, E. C. F. (2012). A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias (1875-1930) (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Maschio, E. C. F. (2018). A nacionalização da infância imigrante nos discursos controversos da Assembleia Legislativa do Paraná entre os anos de 1899 a 1918. In Anais do 16º Encontro Regional de História/ANPUH Pr: Tempos De Transição (p. 1-10). Ponta Grossa, PR.
Maske, W. (1999). Bíblia e arado: os menonitas e a construção de seu reino: um estudo sobre a integração dos imigrantes menonitas no Brasil (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Miguel, M. E. B., & Martin, S. D. (Org.). (2004). Coletânea da documentação educacional paranaense no período de 1854 a 1889. Brasília, DF: INEP/SBHE.
Nadalin, S. O. (2001). Paraná: ocupação do território, população e migrações. Curitiba, PR: SEED.
Oliveira, M. C. M. (1985). A organização da rede escolar no Paraná Provincial. Educar, 4(2), 125-130.
Paraná. (1915). Código de ensino do Estado do Paraná. Decreto nº 710 de 30 de setembro de 1915. Curtyba, PR: Typ. D’a República.
Paraná. (1912a). Ofício. Livro 1437, p. 26.
Paraná. (1886). Requerimento. Livro 0793, p. 45/75.
Paraná. (1907). Requerimento. Livro 1291, p. 185.
Paraná. (1912b). Requerimento. Livro 1442, p. 10.
Paraná. Regulamento orgânico da Instrução Pública do Paraná: aprovado pelo Decreto nº 46 em 4 de julho de 1876. In Leis e regulamentos da Província do Paraná. Curityba, PR: Typ. Lopes, 1876.
Paraná. (1909). Regulamento orgânico do Ensino Público do Paraná. Decreto nº 510 de 15 de setembro de 1909. Curityba, PR: Typ. d’A República.
Paraná. (1921). Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Secretario Geral de Estado pelo Professor Cesar Prieto Martinez Inspetor Geral do Ensino. Curitiba, PR: Typ. da Penitenciária do Estado.
Paraná. (1922). Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Secretario Geral de Estado pelo Professor Cesar Prieto Martinez Inspetor Geral do Ensino. Curitiba, PR: Typ. da Penitenciária do Estado.
Paraná. (1923). Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Secretario Geral de Estado pelo Professor Cesar Prieto Martinez Inspetor Geral do Ensino. Curitiba, PR: Typ. da Penitenciária do Estado.
Paraná. (1924). Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Secretario Geral de Estado pelo Professor Cesar Prieto Martinez Inspetor Geral do Ensino. Curitiba, PR: Typ. da Penitenciária do Estado.
Pereira, M. R. M. (1996). Semeando iras rumo ao progresso. Curitiba, PR: Editora da UFPR.
P. K. (2008, 16 jul.). Entrevista com P. K. [Entrevista concedida a Valquiria Elita Renk]. Curitiba, PR.
Ratacheski, A. (1953). Cem anos de ensino no Paraná. In Câmara de Expansão Econômica do Paraná. 1º Centenário da Emancipação Política do Paraná, 1853-1953 (p. 29-50). Curitiba, PR: Governo do Estado do Paraná.
Renk, V. E. (2009). Aprendi português na escola! O processo de nacionalização das escolas étnicas polonesas e ucranianas no Paraná (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Renk, V. E. (2014). As escolas étnicas polonesas e ucranianas no Paraná. Curitiba, PR: Ed. Appris.
Sangali, A. (2007). Colégio Vicentino São José 1904-2004. Curitiba, PR: Colégio Vicentino.
Salvetti, P. (2000). Le scuole italiane all’estero. In P. Bevilacqua, A. De Clementi & E. Franzina. Storia dell’emigrazione italiana (Vol. 2, p. 535-549). Roma, IT: Donzelli Editore.
Schimmelpfeng, R. (2006). Deutsche Schule, a Escola Alemã de Curitiba: um olhar histórico (1884-1917 (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Seyfert, G. (1996). Construindo a nação: hierarquias raciais e o papel do racismo na política de imigração e colonização. In M. C. Maio & R. V. Santos (Orgs.), Raça, ciência e sociedade (p. inicial e final). Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz.
Sirinelli, J. F. (2014). Abrir a história: novos olhares sobre o século XX francês: um Ensaio. Belo Horizonte, MG: Editora Autêntica.
Wachowicz, R. (1981). O Camponês polonês no Brasil. Curitiba, PR: Fundação Cultural de Curitiba.
Wawzyniak, S. M. S. (2004). Histórias de estrangeiro: passos e traços de imigrantes japoneses (1908-1970) (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Veyne, P. (1982). Como se escreve a história. Foucault revoluciona a história. Brasília, DF: Ed. UNB.
Copyright (c) 2020 Valquíria Elita Renk, Elaine Cátia Falcade Maschio

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.