O rito da confirmação luterana e a escolarização dos pomeranos

um levantamento do estado da arte

Résumé

Pensando que o campo da História da Educação tem ampliado o seu espectro investigativo a fim de compreender temas subjacentes à escolarização, o presente trabalho apresenta um levantamento de pesquisas desenvolvidas sobre luteranismo, escolas paroquiais, ritos de passagem e confirmação luterana, para construir um estado da arte que serviu de referencial para uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado acadêmico. As buscas foram efetuadas em sites de bancos de dados e revistas eletrônicas da área de história da educação. O entrelaçamento entre os temas da escolarização e da religiosidade luterana demonstrou-se, então, profícuo para entender elementos educativos que envolvem o grupo étnico pomerano e para o desenvolvimento da pesquisa maior

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Bibliographies de l'auteur

Karen Laiz Krause Romig, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação PPGE/FaE/UFPel. Integrante do grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Formada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas.

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Professora efetiva da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ FaE/ UFPEL). É coordenadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação) e líder do grupo CEIHE/CNPQ/UFPEL. Doutora em Educação pela UNISINOS.

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Publiée
2020-12-18
Comment citer
Romig, K. L. K., & Weiduschadt, P. (2020). O rito da confirmação luterana e a escolarização dos pomeranos. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e151. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e151