Os primeiros professores de língua inglesa do século XIX

lutas pela valorização do idioma

Palavras-chave: ensino de inglês, período oitocentista, história das disciplinas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal relacionar a trajetória de três professores de língua inglesa do século XIX com o processo de institucionalização do ensino da língua inglesa, frente à hegemonia francesa. Para tanto, os pressupostos da Nova História Cultural foram utilizados, privilegiando-se de fontes diversas, como documentos oficiais, jornais oitocentistas e prefácios de compêndios publicados pelos professores selecionados. Os achados da pesquisa nos mostram que as lutas enfrentadas pelos docentes tiveram grande importância para a consolidação de um campo de trabalho em momentos diferentes do século XIX, levando-se em consideração que o francês ocupava um papel hegemônico no que se refere ao ensino de línguas vivas

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Biografia do Autor

Elaine Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Graduada em Letras Português-Inglês, mestre em Letras e doutora em Educação pela UFS. É membro do Núcleo de Estudos de Cultura de Sergipe (NEC-UFS) e Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de internacionalização da Educação Superior (GPLIES). A professora da Universidade Federal de Sergipe é a coordenadora geral do Idiomas sem Fronteiras-UFS e foi professora visitante da New York University (FulbrightAlumni).

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Publicado
2021-01-28
Como Citar
Santos, E. M. (2021). Os primeiros professores de língua inglesa do século XIX. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e164. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e164