Os nós dos arquivos

Résumé

Resenha do livro:  Almeida, D. B. (2021). Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em história da educação (1a ed.). Porto Alegre, RS: Editora Letra1.

Foi na suspensão temporal imposta pelas rotinas do isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus que a professora Dóris Bittencourt Almeida se dedicou à sistematização de temas que a têm acompanhado como professora e pesquisadora. Como resultado, organizou na escrita as experiências de constituição do Arquivo Histórico da Faculdade de Educação como setor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de desenvolvimento do Projeto de Pesquisa ‘Memórias e Histórias da Faced/UFRGS’. Tamanha sistematização culminou na organização e escrita do livro Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em história da educação, no qual sua gestão e intervenção foram esmiuçadas e referenciadas à luz de referencial teórico e metodológico condizente.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Carolina Cechella Philippi, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Graduada em Pedagogia (UDESC) e História (UFSC), mestra e doutora em Educação (Unicamp). Pesquisadora colaboradora junto à linha de Pesquisa “Educação e História Cultural”, da Faculdade de Educação (Unicamp).

Références

Almeida, D. B. (2021). Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em história da educação (1a ed.). Porto Alegre, RS: Editora Letra1. Recuperado de: https://www.editoraletra1.com.br/epub/9786587422077/files/9786587422077.pdf

Bastos. M. H. C. (2021). Tempos entrelaçados em arquivos. In D. B. Almeida. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em história da educação (1a ed., p. 161-162). Porto Alegre, RS: Editora Letra1. Recuperado de: https://www.editoraletra1.com.br/epub/9786587422077/files/9786587422077.pdf

Cunha, M. T. S. (2021). De arquivos pessoais e de encantamentos gerais: um assombro sem medida. In: Almeida, D. B. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em história da educação (1a ed., p. 5-7). Porto Alegre, RS: Editora Letra1. Recuperado de: https://www.editoraletra1.com.br/epub/9786587422077/files/9786587422077.pdf

Publiée
2022-10-09
Comment citer
Philippi, C. C. (2022). Os nós dos arquivos. Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e240. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e240