Capas da “Cacique”

efeitos de sentido da infância, do brincar e da brincadeira em revista infantil (anos 1950)

Résumé

O artigo analisa capas de uma revista brasileira publicada nos anos 1950. Dentre 43 capas da Cacique assinadas pela mesma artista, foram selecionadas 18 para análise. A semiótica discursiva é a base teórico-metodológica, associada a argumentos da sociologia da infância, da técnica da ilustração e da história do impresso. Questiona-se sobre como os temas criança, brincar e brincadeira revelam efeitos de sentido e discursos relacionados ao contexto histórico da publicação. A análise demonstra que as capas transparecem uma infância restrita, com pouco espaço para uma cultura da infância, para brincar e agir criativamente. Reitera-se a importância dos impressos tanto sob a perspectiva da imanência de sentidos no objeto quanto sob a ótica dos efeitos de sentido históricos, sociais e culturais (re)construídos.

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Biographie de l'auteur

Marilia Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação. Docente na UFRGS vinculada ao Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação na linha Arte, Linguagem e Currículo. Integrante dos grupos de pesquisa Educação e Arte (GEARTE/CNPq) e Educação e Disciplinamento (GPED/CNPq) e do grupo de estudos Grupo Aula: alfabetização, linguagem e ensino. Coordena o Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?" e o LER: Clube de Leitura (Lendo Em Roda), é parte da equipe da Didacoteca: acervo de recursos didáticos.

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Publiée
2022-09-30
Comment citer
Nunes, M. F. (2022). Capas da “Cacique”. Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e234. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e234