Recolhidas, mestras e educandas

preparação para a vida secular a partir dos “Estatutos do Recolhimento Nossa Senhora da Glória do Recife” (1798)

Résumé

O artigo trata da história dos recolhimentos criados no período moderno com a intencionalidade de guardar, moldar e/ou punir mulheres. No caso da América Portuguesa, os recolhimentos, tanto supriram a falta dos modelos conventuais, quanto guardaram ou puniram as mulheres habitantes desse território. A partir da segunda metade do século XVIII, em função da circulação das ideias iluministas, surgiram alguns educandários anexos àqueles espaços, com a finalidade de educar as mulheres para a vida secular e prepará-las para o matrimônio e a maternidade. Os Estatutos do Recolhimento Nossa Senhora da Glória do Recife, obra publicada em 1798, pelo bispo Dom Azeredo Coutinho, retratam a intenção educativa e a capacidade de reformulação e de adaptação dos Recolhimentos.

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Biographie de l'auteur

Ana Cristina Pereira Lage, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, MG, Brasil.

Mestre em Educação, Pós-graduada em Psicopedagogia e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como coordenadora pedagógica em escola de educação infantil, no cargo de Analista Pedagógica, na Prefeitura Municipal de Uberlândia-MG. Seus estudos e pesquisas têm como áreas de interesse: história da educação rural, história da formação docente, história das professoras rurais, práticas pedagógicas, infâncias e memória.

Références

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Arquivo Histórico Ultramarino. (1740, 18 de março). Requerimento de Alexandre Gomes de Sousa, morador no sítio de Itacolomi, em Ouro Preto, solicitando licença para que suas filhas professem em algum convento do Reino. (AHU, Minas, cx. 39, doc. 11).

Arquivo Histórico Ultramarino. (1769, 8 de maio). Requerimento de Ana Perpetua da Fonseca, moradora no arraial do Tejuco, Comarca do Serro do Frio, pedindo licença para se transportar para o Reino com 2 criadas. (AHU, Minas, cx. 95, doc. 21).

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Publiée
2023-01-09
Comment citer
Lage, A. C. P. (2023). Recolhidas, mestras e educandas. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e248. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e248