Jaques-Dalcroze e a Rítmica na educação infantil
apresentação e tradução de dois textos selecionados
Resumo
Apresentação crítica seguida de tradução da ‘Au jardin d’enfants’ e ‘Enfants d’hier, d’aujourd’hui, de demain’, dois textos escritos pelo compositor e pedagogo Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) e publicados em 1942 na obra Souvenir, notes et critiques (capítulos VII e VIII). Nesses textos selecionados e aqui traduzidos para o português pela primeira vez, Dalcroze discute o papel da Rítmica na formação integral da criança em idade pré-escolar (educação infantil) e expõe uma leitura bastante original e instigante sobre a infância, apontando caminhos e colocando em xeque os ortodoxos métodos aplicados por seus contemporâneos. Esta produção tornou-se possível na medida em que a vasta obra didático-teórica de Dalcroze entrou em domínio público no ano de 2020.
Downloads
Metrics
Referências
Andrade, M. (1987). Pequena história da música. Belo Horizonte, BH: Itatiaia.
Appia, A. (2021). A ginástica rítmica e a luz. José Rafael Madureira e Ísis Arrais Padilha, trad.). Dramaturgias, 16, 358-366. Recuperado de: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/37454/29273
Bachmann, M. L. (1984). La rythmique Jaques-Dalcroze: une éducation par la musique et pour la musique. Boundry, CH: Éditions de la Baconnière.
Bachmann, M. L. (1991). Dalcroze today: an education through and into music (David Parlett, trad.). Oxford, UK: Clarendon Press.
Bachmann, M. L. (1998). La rítmica Jaques-Dalcroze: una educación por la música y para la música (Alphabet Traducciones, trad.). Madri, ES: Pirámide.
Brasil. Ministérios da Educação. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília, DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf
Decreto nº 24.794, de 14 de Julho de 1934. (1934). Cria, sem aumento de despesa, a Inspetoria Geral do Ensino Emendativo, dispõe sobre o Ensino do Canto Orfeônico, e dá outras providências. Rio de Janeiro, DF: Ministério da Educação e Saúde Pública. Recuperado de: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-24794-14-julho-1934-515847-norma-pe.html
Jaques-Dalcroze, É. (1920). Le rythme, la musique et l’éducation. Lausanne, CH: Jobin et Cie.
Jaques-Dalcroze, É. (1931). L’enfant et le sentiment plastique. Le Rythme, 32, 10-13.
Jaques-Dalcroze, É. (1932). Le jardin d’enfants. Le Rythme, 34, 21-24.
Jaques-Dalcroze, É. (1942). Souvenir, notes e critiques. Neuchatel, CH: Victor Attinger.
Jaques-Dalcroze. É. (2010). Os estudos musicais e a educação do ouvido (José Rafael Madureira e Luci Banks-Leite, trad.). Pro-Posições, 21 (1), 219-224. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/pp/a/RM8v8jxcXpVwxFJnjPvTqRP/?lang=pt
Jaques-Dalcroze, É. (2021). Os “hop” musicais (José Rafael Madureira, trad.). Orfeu, 6 (1), 1-13. Recuperado de: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19541
Júnior, M. S., & Galvão, A. M. O. (2005). História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, 31(3), 391-408. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/ep/a/Gd49ZSgJ4KF8fMRYRkBTvjN/?format=pdf&lang=pt
Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. (1961). Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação. Recuperado de: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html
Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. (1971). Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. (2008). Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília, DF: Ministério da Educação. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm
Madureira, J. R. (2008). Émile Jaques-Dalcroze: sobre a experiência poética da rítmica (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Recuperado de: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/435623
Madureira, J. R., & Padilha, I. A. (2021). Adolphe Appia e Émile Jaques-Dalcroze: apresentação da tradução do ensaio “La gymnastique rythmique et la lumière”. Dramaturgias, 16, 358-366. Recuperado de: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/37454/29273
Mantovani, M. (2009). O movimento corporal na educação musical: influências de Émile Jaques-Dalcroze (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/95169/mantovani_m_me_ia.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Martin, F. (1965). Émile Jaques-Dalcroze: l’homme, le compositeur et le créateur de la rythmique. Neuchâtel, CH: La Éditions de la Baconnière.
Nicoletti, D. A. R. (2017). A educação estética através da música no segundo setênio: aproximações entre Rudolf Steiner e Émile Jaques-Dalcroze (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17042018-150151/publico/DANIELAAMARALRODRIGUESNICOLETTIVC.pdf
Santos, R. M. S. (2001). Jaques-Dalcroze avaliador da instituição escolar: em que se pode reconhecer Dalcroze um século depois? Debates, 4, p. 7-48. Recuperado de: http://www.seer.unirio.br/revistadebates/article/view/4142/3792
Silva, M. B. (2003). A inserção da arte no currículo escolar: Pernambuco, 1950-1980 (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/354005914_A_insercao_da_arte_no_curriculo_escolar
Suarez, R. (2005). Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, 112, 191-198. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/kr/a/7Hh9d3cv6KNT4bgrNxcPqGn/?format=pdf&lang=pt
Toni, F. (2015). A primeira fase de Ariel, uma revista de música. Música Hodie, 1(15), 154-170. Recuperado de: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/39605
Vieira, M. S. (2011). As reformas educacionais e o ensino de artes. Cocar, 5(10), p. 65-71. Recuperado de: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/197
Viñao, A. (2012). A história das disciplinas escolares (Maria Fernandes Braga, trad.). Revista Brasileira De História Da Educação, 8(3[18]), 173-215. Recuperado de: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40818
Copyright (c) 2023 José Rafael Madureira, Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.