Meninice, história e sociedade no jovem Gilberto Freyre (1915-1930)

Résumé

O artigo investiga o interesse pelo estudo social e histórico da meninice nos textos escritos por Gilberto Freyre, durante seus anos de formação. Indica-se a apropriação da New History, que articulava história antropologia e cultura, assim como do ChildStudy, na psicologia, oriunda dos seus estudos na Universidade de Colúmbia. Analisam-se as suas considerações sobre uma sociologia do brinquedo e a história da meninice, e sobre a criança e a vida social no Brasil. Considera-se que, ao lado do olhar atento para temáticas desprezadas nos estudos da sociedade, o posicionamento do autor marcava-se por uma apropriação acrítica e seletiva das fontes, pelo conservadorismo e pela naturalização das relações raciais e sociais.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Moysés Kuhlmann Júnior, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Pedagogo (FE-USP), mestre em Educação (PUC-SP) e doutor em História Social (FFLCH-USP), com estágio pós-doutoral em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa. É professor visitante na Universidade de Brasília e bolsista de produtividade do CNPq.

Références

Ariès, P. (1981). História social da criança e da família (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Assis, M. (1991). Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo, SP: Ática.

Barnes, H. E. (1925). The new history and the social studies. New York, NY: The Century. Recuperado de: https://archive.org/details/in.ernet.dli.2015.221792/mode/1up

Brazil, M. C., & Figueiredo, L. (2016). História da meninice afro-brasileira: disciplinarização, aprendizado e ludicidades oitocentistas em mananciais literários. Acta Scientiarum. Education, 38(2), 181-192. doi: 10.4025/actascieduc.v38i2.23572

Brooks-Gunn, J., & Duncan Johnson, A. (2006). G. Stanley Hall’s contribution to science, practice and policy: the child study, parent education, and child welfare movements. History of Psychology, 9(3), 247-258. doi: 10.1037/1093-4510.9.3.247

Burke, P. (1997). Gilberto Freyre e a nova história. Tempo Social, 9(2). doi: 10.1590/S0103-20701997000200001

Cascudo, L. C. (2001). Dicionário do folclore brasileiro (11a ed.). São Paulo, SP: Global.

Coelho, C. M. (2013). Gilberto Freyre e a invenção do Brasil: possibilidades de diálogos e interfaces entre história e psicanálise. Simbiótica, 3, 113-116.

Coelho, C. M. (2016). Religião e história: em nome do pai: Gilberto Freyre e Casa-Grande & Senzala, um projeto político salvífico para o Brasil (1906-1933)? (Tese de Doutorado). Ufes, Vitória.

Freitas, M. C. (2001). História da infância no pensamento social brasileiro. In M. C. Freitas (Org.), História social da infância no Brasil (3ª ed., p. 251-268). São Paulo, SP: Cortez.

Freyre, G. (1979a). Pessoas, coisas & animais. São Paulo, SP: MPM-Casabranca Propaganda.

Freyre, G. (1922). Social life in Brazil in the middle of the nineteenth century. Hispanic American Historical Review, 5, 597-630. Recuperado de: http://read.dukeupress.edu/hahr/article-pdf/5/4/597/759754/0050597.pdf

Freyre, G. (1979b). Tempo de aprendiz: artigos publicados em jornais na adolescência e na primeira mocidade do autor (1918-1926). São Paulo, SP: IBRASA/INL.

Freyre, G. (2006). Tempo morto e outros tempos: trechos de um diário de adolescência e primeira mocidade 1915-1930. São Paulo, SP: Global.

Freyre, G. (1977). Vida social no Brasil nos meados do século XIX (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Artenova.

Freyre, G. (1979c). Vida social no Nordeste: aspectos de um século de transição. In Livro do Nordeste, 1925 (p. 75-90). Recife, PE: Arquivo Público Estadual.

Kuhlmann Jr., M. (2001). As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais, 1862-1922. Bragança Paulista, SP: Edusf.

Kuhlmann Jr., M. (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre, RS: Mediação.

Kuhlmann Jr., M. (2019). Parque infantil: a singularidade e seus componentes. Educar em Revista, 35(77), 223-244.

Leite, M. M. (2000). Retratos de família (2a ed.). São Paulo, SP: Edusp.

Meucci, S. (2007). Entre a escola nova e a oligarquia: a institucionalização da sociologia na Escola Normal de Pernambuco – 1929-1930. Cronos, 8(2), 451-474.

Monteiro, A. S. (2005). A heresia dos anjos: a infância na inquisição portuguesa nos séculos XVI, XVII e XVIII (Dissertação de Mestrado). UFF, Rio de Janeiro.

Moncorvo Filho, A. (1926). Historico da protecção á infancia no Brasil 1500-1922. Rio de Janeiro, RJ: Paulo, Pongetti& Cia.

Oliveira, A. C. D. C. (2011). Estudos sociológicos sobre infância no Brasil: crianças sem gênero? (Tese de Doutorado). UFSC, Florianópolis.

Pallares-Burke, M. L. G. (2005). Gilberto Freyre: um vitoriano nos trópicos. São Paulo, SP: Ed. Unesp.

Rezende, A. P. (1995). Gilberto Freyre: tempos de aprendiz. Estudos de Sociologia, 1(1), 09-21.

Robinson, J. H. (1911). The new history. Proceedings of the American Philosophical Society, 50(199), 179-190. Recuperado de: https://www.jstor.org/stable/984033

Robinson, J. H. (1912). The new history: essays illustrating the modern historical outlook. New York, NY: MacMillan.

Schwarcz, L. K. M. (2008). FREYRE, Gilberto. Tempo morto e outros tempos. Revista de Antropologia, 51(2), 744-747. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/S0034-77012008000200012

Schwarz, R. (2000). Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis (4a ed.). São Paulo, SP: Duas Cidades.

Siegel, A. W., & White, S. H. (1982). The child study movement: early growth and development of the symbolized child. Advances in Child Development and Behavior, 17, 233-285. doi:10.1016/s0065-2407(08)60361

Thorndike, E. (1925). Biographical memoir of Granville Stanley Hall 1846-1924. In National Academy Of Sciences. Biographical memoirs (Vol. XII - Fifth memoir, p. 133-180). Recuperado de: http://www.nasonline.org/publications/biographical-memoirs/memoir-pdfs/hall-g-stanley.pdf

Tuna, G. H. (2013). Primeiros passos em retrospectiva. In G. Freyre. Vida social no Brasil no século XIX (1a ed. digital, apresentação). São Paulo, SP: Global. Recuperado de: https://books.google.com.br/books?id=FblcBAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false

Turazzi, M. I. (1995). Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1939-1889). Rio de Janeiro, RJ: Rocco.

Warde, M. J. G. (2014). Stanley Hall e o childstudy: Estados Unidos de fins do século XIX e começo do século XX. Revista Brasileira de História da Educação, 14(2), 243-270.

Publiée
2023-06-02
Comment citer
Kuhlmann Júnior, M. (2023). Meninice, história e sociedade no jovem Gilberto Freyre (1915-1930). Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e265. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e265

Funding data