“Querida mamãe, querido papai”

a invenção de uma prática escolar (1964 - 1980)

Résumé

O objetivo deste artigo é descrever e problematizar a materialidade de um conjunto de 35 cartões, representativos de uma prática escolar de confecção de cartões alusivos às datas comemorativas do Dia das Mães e do Dia dos Pais. O trabalho foi realizado considerando os cartões na interlocução com outras fontes complementares. Os materiais foram produzidos no período entre os anos de 1964 e 1980 em escolas multisseriadas da zona rural do município de Pelotas/RS. Os artefatos foram caracterizados pela abordagem da história cultural e interpretados pela perspectiva da cultura material escolar. Concluiu-se que a produção dos cartões comemorativos é constituída pelo currículo escolar e consolidada por uma prática de tradição inventada. 

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Bibliographies de l'auteur

Vania Grim Thies, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, no curso de graduação em pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora e líder do grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales), coordenadora do centro de memória e pesquisa Hisales. Possui Graduação em Pedagogia (2004/UFPEL), Mestrado em Educação (2008/UFPEL) e Doutorado em Educação (2013/UFPEL).

Joseane Cruz Monks, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Graduada em Pedagogia (2014). Mestra em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2019). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas; Pesquisadora e integrante do grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales) e do Centro de memória e pesquisa Hisales.

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Publiée
2023-06-30
Comment citer
Thies, V. G., & Monks, J. C. (2023). “Querida mamãe, querido papai”. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e277. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e277

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