Usos estratégicos do jornal Resumo Escolar no contexto da reforma escolanovista no Espírito Santo

Résumé

O artigo analisa os usos estratégicos do Resumo Escolar, publicado em 1929, no endereçamento a professores/as e estudantes, compreendendo-o como dispositivo pedagógico para a divulgação e implementação dos princípios da reforma escolanovista no Espírito Santo. Com base no método indiciário (Ginzburg, 2002), utiliza como fontes sete edições do impresso investigado, relatórios de governo, relatórios de inspeção escolar e matérias jornalísticas. No contexto da reforma educacional produzida no Espírito Santo, entre 1928 e 1930, conclui que o projeto editorial do Resumo Escolar e os seus usos estratégicos pela Secretaria da Instrução Pública conformam-no como caixa de utensílios (Carvalho, 2006) que veiculava o ideal de homem novo e as diretrizes didático-pedagógicas que orientariam as escolas locais.

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Bibliographies de l'auteur

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Educação; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes); sub-coordenadora do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).

Regina Helena Silva Simões, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Coordenadora do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).

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Publiée
2023-10-01
Comment citer
Berto, R. C., & Simões, R. H. S. (2023). Usos estratégicos do jornal Resumo Escolar no contexto da reforma escolanovista no Espírito Santo. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e304. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e304

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