A morte no cotidiano e no Vida Escolar em Campo Grande-MT

  • Elizabeth Figueiredo de Sá Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação.
  • Kenia Hilda Moreira Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Educação.
Palavras-chave: Educação para a morte, Jornal escolar, Representação social, Mato Grosso

Resumo

No presente artigo, analisam-se as representações sobre a ‘morte’ materializadas em diferentes composições textuais no periódico Vida Escolar. Esse órgão dos estudantes de Campo Grande, foi editado pelo Colégio ‘Visconde de Taunay’, circulando entre 1934 e 1936 na cidade de Campo Grande, localizada ao sul do estado de Mato Grosso indiviso. O objetivo é identificar a mobilização de discursos para o ensino a respeito dessa etapa da vida ou do fim dela. Foram analisados 19 números dos 22 publicados que se encontram localizados no Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados (CDR-UFGD). Percebeu-se que as representações sobre a morte estão instrinsecamente relacionadas aos valores de civismo, religiosiosidade e da ciência médica. 

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Biografia do Autor

Elizabeth Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação.
Pós-doutorado em Educação pela USP, professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT.
Kenia Hilda Moreira, Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Educação.
Pós-doutora em Educação pela UFMT, professora no programa de pós-graduação em Educação e na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul.
Publicado
2017-07-24
Como Citar
Sá, E. F. de, & Moreira, K. H. (2017). A morte no cotidiano e no Vida Escolar em Campo Grande-MT. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(3[46]), 171 - 195. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38437