<b>Perfil dos domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais do século XIX</b>

  • Marcus Vinícius Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: História da Educação, Minas Gerais, Demografia, Família-Escola

Resumo

Este trabalho foi construído a partir da aproximação entre a história da educação e os estudos demográficos sobre Minas Gerais, principalmente aqueles que tratam das questões relativas às famílias. Utilizamos como material de pesquisa um conjunto de listas nominativas de habitantes que constitui uma documentação censitária, proveniente de algumas tentativas de contagem da população mineira, nos anos de 1830. Essa documentação foi utilizada como principal elemento para a construção de uma classificação dos domicílios que possuíam crianças nas escolas de instrução elementar, permitindo a descrição dessas unidades de moradia com base em aspectos como posse de escravos, ocupação dos chefes de domicílio e composição dos grupos familiares. Procuramos também destacar o comportamento de segmentos mais específicos da população que estavam ligados às escolas. Entre eles, destacam-se os grupos compostos pelos negros livres e pelas mulheres que ocupavam a chefia de seus domicílios.

 

 

 

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

 

 

Publicado
2012-01-09
Como Citar
Fonseca, M. V. (2012). <b>Perfil dos domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais do século XIX</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(2 [23]), 41-69. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38529
Seção
Artigos