<b>Mestre: profissão professor(a) - processo de profissionalização docente na província mineira no período imperial</b>

  • Maria Cristina Gouveia
Palavras-chave: Formação Docente, Fontes Primárias, Escola Normal

Resumo

O trabalho analisa o processo de formação, seleção e contratação de professores públicos, na província mineira (1830-1880), buscando compreender a institucionalização da educação escolar ao longo do século XIX. As fontes primárias investigadas foram os documentos de seleção dos candidatos à docência (provas, atestados de batismo, casamento e bons antecedentes, cartas de autoridades). Verifica-se que a profissionalização do magistério significou a conformação progressiva de um corpus de conhecimentos relacionados ao ofício docente, transmitidos no interior das Escolas Normais criadas neste período. Aliado ao estabelecimento de um aparato burocrático de controle da vida profissional e privada do professorado, compreendido como agente do Estado, capaz de difundir, através de sua ação modelar, padrões de conduta “civilizada”, consonantes com a ordem pública vigente.

 

 

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Publicado
2012-02-16
Como Citar
Gouveia, M. C. (2012). <b>Mestre: profissão professor(a) - processo de profissionalização docente na província mineira no período imperial</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(2 [2]), 27-45. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38741