<b><i>“Gesticulação nobre, sympathica e attitude digna”</i>: educação do corpo na formação de professoras (Escola Normal Modelo da Capital, Belo Horizonte, 1906-1930)</b>

  • Andrea Moreno Universidade Federal de Minas Gerais
  • Verona Campos Segantini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gyna de Ávila Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciano Jorge de Jesus Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Educação do Corpo, Sensibilidade, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho enfoca a educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades e a constituição de uma educação physica na formação de professoras na Escola Normal Modelo da Capital, instituição criada em 1906, em Belo Horizonte. As fontes consultadas dão-nos indícios tanto do processo de constituição de disciplinas voltadas à educação do corpo e das sensibilidades (gymnastica, educação das sensibilidades e dos sentidos, trabalhos manuaes, canto etc.) como da maneira que vão se institucionalizando tempos, espaços e práticas com esse fim, revelando também sujeitos envolvidos com esta constituição.

 

 

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Biografia do Autor

Andrea Moreno, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (Gephe)
Publicado
2012-05-22
Como Citar
Moreno, A., Segantini, V. C., Fernandes, G. de Ávila, & Jesus, L. J. de. (2012). <b><i>“Gesticulação nobre, sympathica e attitude digna”</i>: educação do corpo na formação de professoras (Escola Normal Modelo da Capital, Belo Horizonte, 1906-1930)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(1 [28]), 221-242. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38781