<b>Memória das práticas educativas durante o primeiro governo Vargas na cidade de Novo Hamburgo – RS</b>

  • Alessander Kerber Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudia Schemes Universidade Feevale
  • Cleber Cristiano Prodanov Universidade Feevale
Palavras-chave: Identidade Nacional, Memória, Práticas Educativas, Representações

Resumo

No presente trabalho, analisamos a memória de pessoas que estudaram em escolas étnicas alemãs durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), na cidade de Novo Hamburgo – RS. A maior parte das escolas dessa região, naquela época, era comunitária e étnica alemã, sendo que a região foi marcada pelo processo de imigração desencadeado no Brasil no século XIX. Durante o período analisado, houve um processo de reconstrução e massificação de uma versão sobre a identidade nacional brasileira, no qual o sistema educacional sofreu forte impacto. Na região em estudo, houve um processo singular de lutas de representações e violência física e simbólica na afirmação dessa identidade nacional.

 

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Biografia do Autor

Alessander Kerber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutor em história, professor e pesquisador da UFRGS
Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora em história, professora e pesquisadora da Universidade Feevale

Cleber Cristiano Prodanov, Universidade Feevale

Doutor em história, professor e pesquisador da Universidade Feevale

Publicado
2012-11-05
Como Citar
Kerber, A., Schemes, C., & Prodanov, C. C. (2012). <b>Memória das práticas educativas durante o primeiro governo Vargas na cidade de Novo Hamburgo – RS</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(2[29]), 139-170. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38790
Seção
Artigos