<b>A Editora do Brasil S/A nos anos 1960-1970: A consolidação de uma editora brasileira no mercado didático e o ensino de educação moral e cívica</b>

  • Katya Zuquim Braghini Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: História das Editoras, História do Livro Didático, História das Disciplinas Escolares, Mercado Editorial, Ditadura Militar

Resumo

Por meios da análise de fontes diversas, apresentamos um histórico da Editora do Brasil S/A, editora brasileira, familiar, surgida em 1947, que passou por um surto de crescimento nos anos 1960, para figurar, no início dos anos 1970, como uma das mais importantes editoras do país. Essa análise aponta para o alinhamento da Editora com o regime militar, tanto em discursos, que denotavam a disposição da Editora em defender o fechamento das liberdades civis, quanto pelas práticas, já que os seus editores mantinham relacionamento com grupos, civis e militares, interessados no retorno da disciplina de educação moral e cívica (EMC) ao currículo escolar, fato este que muito contribui para o fortalecimento da Editora no mercado didático.

 

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Biografia do Autor

Katya Zuquim Braghini, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Pós doutoranda do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE) da FAE-UFMG. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP).

 

 

 

Publicado
2013-02-20
Como Citar
Braghini, K. Z. (2013). <b>A Editora do Brasil S/A nos anos 1960-1970: A consolidação de uma editora brasileira no mercado didático e o ensino de educação moral e cívica</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(3[30]), 153-178. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38816