As mudanças curriculares dos Ginásios Vocacionais de São Paulo: da "integração social" ao "engajamento pela transformação"

  • Daniel Ferraz Chiozzini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: História, escolas vocacionais, Ginásios Vocacionais, currículo

Resumo

Este artigo analisa a proposta curricular dos Ginásios
Vocacionais do estado de São Paulo, projeto experimental
desenvolvido entre 1961 e 1970. Consideramos a proposição de
que os parâmetros legais e teóricos que orientaram o currículo
dessas escolas passaram por mudanças significativas ao longo
de seus nove anos de existência, tanto devido à construção e à
ampliação da experiência quanto às diferenças internas
existentes na equipe do Serviço do Ensino Vocacional (SEV),
órgão que administrava as escolas. Tais diferenças também
estão associadas à conjuntura histórica da década de 1960 e
revelam a singularidade da proposta educacional dos Ginásios
Vocacionais em relação às mudanças curriculares ocorridas
nesse período

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Biografia do Autor

Daniel Ferraz Chiozzini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2003 e 2010). É Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Memória da Educação Brasileira, Escolas Experimentais e Ginásios Vocacionais. Integra a Linha de Pesquisa Educação Brasileira: produção, circulação e apropriação cultural.
Publicado
2014-07-30
Como Citar
Chiozzini, D. F. (2014). As mudanças curriculares dos Ginásios Vocacionais de São Paulo: da "integração social" ao "engajamento pela transformação". Revista Brasileira De História Da Educação, 14(3[36]), 13-44. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38893