A governamentalização de “almas” católicas: Igreja e educação no século XIX

  • Carlos Manoel Pimenta Pires Universidade de Lisboa
Palavras-chave: História da Educação, Educação Católica, Michel Foucault

Resumo

Neste artigo, analisaremos encíclicas papais de dois pontificados da centúria de 1800, propondo-nos demonstrar como que,dentreas várias práticas existentes do catolicismo, aquepriorizou a escolarização de base missionária, apostólica e disciplinadora do corpo de religiosos – e, posteriormente, dos fiéis – foi a preponderante, assumindo opapelde regeneradora da igreja e deprincipalformadeexercíciodopodereclesial sobresuaspopulações na contemporaneidade. Não se trataria de demonstrar a transição automática de uma forma de poder a outra, mas de identificar suas possíveis gêneses e apontar as transformações ocorridas no fortalecimento de uma teologia de características cada vez mais pedagógicas e num enquadramento institucional de que assumia um viés pastoral e ascético.

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Biografia do Autor

Carlos Manoel Pimenta Pires, Universidade de Lisboa
Graduação em História pela Universidade de São Paulo.Mestre em Educação pela USP.Doutorando em História da Educação pela Universidade de Lisboa.
Publicado
2015-01-01
Como Citar
Pires, C. M. P. (2015). A governamentalização de “almas” católicas: Igreja e educação no século XIX. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 23-50. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38909