A trilogia "Arithmetica" de Antônio Bandeira Trajano: um projeto inovador e modernizador para ensinar Aritmética

  • Ilka Miglio de Mesquita Universidade Tiradentes/UNIT-SE, Campus Aracaju.
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
  • Marcus Aldenisson de Oliveira Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência na Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP/Campus Guarulhos. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT/SP).

Resumo

Apresenta-se aqui a análise de uma trilogia Arithmetica. Tais obras circularam por escolas primárias e secundárias do Brasil, no período compreendido entre a segunda metade dos Oitocentos e o início da segunda metade dos Novecentos. Circulação que compreendeu quase um século. Tal análise foca alguns caracteres (roupagens) que proporcionaram a um projeto se materializar, transformando-se em objeto cultural. Dessas roupagens, privilegiar-se-á a metodologia. Ao que tudo indica, essa trilogia disseminou um modo de ensinar aritmética que se configurou, naquele contexto, como inovador e modernizador. Interessa saber: Como o autor pensou o ensino de aritmética? Que ‘roupagem’ metodológica de ensino ficou denominada inovadora e modernizadora para o ensino de aritmética?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilka Miglio de Mesquita, Universidade Tiradentes/UNIT-SE, Campus Aracaju.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Tiradentes/UNIT-SE. Pós-Doutora em História da Educação pela UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa Historiar - Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação.
Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

Diretora de Pesquisa e Extensão pela Universidade Tiradentes/UNIT-SE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, também pela mesma instituição. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2.

Vice-Cordenadora do Grupo de Trabalho de História da Educação ANPEd.

Publicado
2015-01-01
Como Citar
Mesquita, I. M. de, Nascimento, E. F. V.-B. C. do, & Oliveira, M. A. de. (2015). A trilogia "Arithmetica" de Antônio Bandeira Trajano: um projeto inovador e modernizador para ensinar Aritmética. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 201-234. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38915