Instrução do povo sob a proteção do catolicismo – militância docente e a expansão da escolarização em São Paulo

  • Ana Regina Pinheiro UNICAMP
Palavras-chave: Catolicismo e educação, Associativismo docente, Educação pública.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de problematizar a participação da militância educacional católica no processo de escolarização, nas primeiras décadas do século XX. Para tanto, coloca em debate o modelo de organização do professorado idealizado pelos fundadores da Liga das Professoras Católicas de São Paulo, em 1919, e a ação de professores e intelectuais católicos na escola pública de formação de professores, prestigiada pelo pioneirismo na implantação de projetos pedagógicos identificados com o modelo de ensino laico. Com base na leitura de atas, estatutos, relatórios, produção de intelectuais, assumidamente católicos, problematiza aspectos sociais e políticos que confluíram para o surgimento e a inserção desta associação no movimento leigo docente e no contexto da ação católica, em São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Regina Pinheiro, UNICAMP
Doutora em Educação. Pesquisadora Pós-doc e membro do Grupo de Estudos em História da Educação e Religião (GEHER-FE-USP). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas FE-UNICAMP.
Publicado
2015-06-08
Como Citar
Pinheiro, A. R. (2015). Instrução do povo sob a proteção do catolicismo – militância docente e a expansão da escolarização em São Paulo. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(2[38]), 193 - 220. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38930
Seção
Dossiê