Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923)

  • Tony Honorato Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Clara Bortoleto Nery Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FFC-UNESP)
Palavras-chave: Biblioteca Escolar, Escola Normal, Cultura Pedagógica, Diretor Honorato Faustino

Resumo

As bibliotecas escolares são objetos particulares de investigação em História da Educação. Procuramos analisar este espaço do ponto de vista da organização cultural, dos agentes envolvidos e do espaço escolar específico. A biblioteca da Escola Complementar e Normal de Piracicaba é nosso objeto privilegiado. Dele apreendemos a constituição e usos, num período que inicia em 1897, com a instalação da Escola Complementar de Piracicaba até os últimos registros sobre o acervo feitos pelo diretor da escola Honorato Faustino, em 1923. As fontes eleitas são os relatórios, Anuários do Ensino e legislação estadual. Autores como Marta Carvalho e Antonio Viñao-Frago colaboram com a análise, ao conferirem a biblioteca enquanto coleção e espaço. As dificuldades enfrentadas pelos agentes, a consolidação de um espaço e a estruturação de um acervo substancial são analisados neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – FCL/UNESP. Bolsista PNPD/CAPES de Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FFC/UNESP. Professor Adjunto C da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina/PR.

Ana Clara Bortoleto Nery, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FFC-UNESP)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP. Professora Adjunta (Livre-docente) da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FCC/UNESP e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/FFC/UNESP, Marília/SP.

Como Citar
Honorato, T., & Nery, A. C. B. (1). Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(2[45]), 175 - 207. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40682
Seção
Artigos