Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923)

  • Tony Honorato Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Clara Bortoleto Nery Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FFC-UNESP)

Résumé

As bibliotecas escolares são objetos particulares de investigação em História da Educação. Procuramos analisar este espaço do ponto de vista da organização cultural, dos agentes envolvidos e do espaço escolar específico. A biblioteca da Escola Complementar e Normal de Piracicaba é nosso objeto privilegiado. Dele apreendemos a constituição e usos, num período que inicia em 1897, com a instalação da Escola Complementar de Piracicaba até os últimos registros sobre o acervo feitos pelo diretor da escola Honorato Faustino, em 1923. As fontes eleitas são os relatórios, Anuários do Ensino e legislação estadual. Autores como Marta Carvalho e Antonio Viñao-Frago colaboram com a análise, ao conferirem a biblioteca enquanto coleção e espaço. As dificuldades enfrentadas pelos agentes, a consolidação de um espaço e a estruturação de um acervo substancial são analisados neste artigo.

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Bibliographies de l'auteur

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – FCL/UNESP. Bolsista PNPD/CAPES de Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FFC/UNESP. Professor Adjunto C da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina/PR.

Ana Clara Bortoleto Nery, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FFC-UNESP)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP. Professora Adjunta (Livre-docente) da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FCC/UNESP e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/FFC/UNESP, Marília/SP.

Comment citer
Honorato, T., & Nery, A. C. B. (1). Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(2[45]), 175 - 207. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40682