Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923)
Résumé
As bibliotecas escolares são objetos particulares de investigação em História da Educação. Procuramos analisar este espaço do ponto de vista da organização cultural, dos agentes envolvidos e do espaço escolar específico. A biblioteca da Escola Complementar e Normal de Piracicaba é nosso objeto privilegiado. Dele apreendemos a constituição e usos, num período que inicia em 1897, com a instalação da Escola Complementar de Piracicaba até os últimos registros sobre o acervo feitos pelo diretor da escola Honorato Faustino, em 1923. As fontes eleitas são os relatórios, Anuários do Ensino e legislação estadual. Autores como Marta Carvalho e Antonio Viñao-Frago colaboram com a análise, ao conferirem a biblioteca enquanto coleção e espaço. As dificuldades enfrentadas pelos agentes, a consolidação de um espaço e a estruturação de um acervo substancial são analisados neste artigo.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.