A educação como horizonte político no Segundo Reinado: notas sobre a trajetória e a atuação de Abílio César Borges

  • Carlos Eduardo Dias Souza Professor substituto de História do Brasil Império na UFF/Niterói

Résumé

Este trabalho tem como interesse analisar a trajetória intelectual de Abílio César Borges pensando-a relacionalmente ao contexto educacional brasileiro do Segundo Reinado. Ora associado ao vaidoso diretor Aristarco de Raul Pompeia n´O Ateneu, ora elevado a grande inovador incompreendido por estudiosos, a figura de Borges vem sendo destacada do movimento de debates políticos e intelectuais de sua época. Aqui, ao apresentar as relações construídas por Borges, realça-se sua presença numa discussão comum. As inovações por ele propostas partiriam, pois, de um mesmo referencial, aqui chamado de repertório pedagógico. Espera-se, com isso, ressaltar seus lances na esfera pedagógica como parte de um jogo político que tinha na educação o seu centro.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Carlos Eduardo Dias Souza, Professor substituto de História do Brasil Império na UFF/Niterói
Possuo graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007, campus Seropédica), mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2010) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2015). 
Comment citer
Dias Souza, C. E. (1). A educação como horizonte político no Segundo Reinado: notas sobre a trajetória e a atuação de Abílio César Borges. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(2[45]), 28 - 55. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40686