Educação e formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro entre as últimas décadas do século XIX e os primeiros anos do século XX
Resumo
Neste artigo, abordam-se indícios de práticas educacionais em associações de trabalhadores da Corte e Província do Rio de Janeiro entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Analisando estatutos e relatórios de sociedades de auxílio mútuo e beneficência, foi possível constatar o papel ativo de homens e mulheres trabalhadores em sua própria educação. Os saberes derivados da experiência associativa e da luta por escolarização levada a cabo por sujeitos considerados avessos à educação, ou carentes dela, constituem a história da educação popular e da formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.