Organização do ensino profissional primário em Minas Gerais: Mendes Pimentel em defesa da educação popular

  • Carolina Mostaro Neves da Silva Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Ensino profissional, projeto de lei, Minas Gerais (Estado)

Resumo

Neste artigo analisam-se os argumentos do advogado, professor e político Francisco Mendes Pimentel em defesa da organização do ensino profissional primário em Minas Gerais. Em 1896, o então deputado estadual apresentou um projeto de lei para estabelecer o ensino profissional primário no estado. Para ele, a educação popular pela via do trabalho representava a solução para os maiores problemas do país, sendo vista como elemento reformador da sociedade. A educação seria reformada para adequar a população ao novo regime político e para promover o progresso social e econômico do estado e do país. As fontes para a elaboração do trabalho foram o projeto e os artigos que Mendes Pimentel fez publicar na imprensa na última década do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Mostaro Neves da Silva, Universidade de São Paulo
Mestre em Educação (FAE/UFMG) na linha de pesquisa História da Educação (2010). Doutoranda em Educação (USP), na área História da Educação e Historiografia; Bolsista  FAPESP. Atua principalmente nos seguintes temas: intelectuais, imprensa, república e educação.
Publicado
2016-05-31
Como Citar
Neves da Silva, C. M. (2016). Organização do ensino profissional primário em Minas Gerais: Mendes Pimentel em defesa da educação popular. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(2[41]), 23 - 49. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40753
Seção
Artigos