Aspectos editoriais da cartilha "Caminho Suave" e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático

  • Eliane Teresinha Peres Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Pelotas - RS.
  • Mônica Maciel Vahl
  • Vania Grim Thie

Résumé

Neste trabalho, o objetivo principal é apresentar e analisar aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave, bem como a participação da editora homônima em programas federais do livro didático. Publicada pela primeira vez em 1948 e editada até os dias atuais, a cartilha marcou a história da alfabetização brasileira, influenciando gerações de professores e alunos. Os dados analisados foram coletados em fontes oficiais (Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado de São Paulo), na imprensa periódica (acervos da Hemeroteca Digital Brasileira, do Grupo Folha e do Digital Veja), e em exemplares da própria cartilha. Os dados coletados apontam que, no caso de livros para o ensino da leitura e da escrita no Brasil, é possível identificar a cartilha Caminho Suave como um dos maiores sucessos editoriais, conforme já indicavam alguns estudos na área. 

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Bibliographies de l'auteur

Eliane Teresinha Peres, Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Pelotas - RS.
Doutorado em Educação (UFMG) (2000); Pós-Doutorado (2012).
Mônica Maciel Vahl

Mestrado em Educação (UFPel) (2014). Doutoranda na University of Canterbury. 

Vania Grim Thie
Doutorado em Educação (UFPel) (2013). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas - RS
Publiée
2016-03-24
Comment citer
Peres, E. T., Vahl, M. M., & Thie, V. G. (2016). Aspectos editoriais da cartilha "Caminho Suave" e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 335 - 372. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40776