‘Lições’ e mestres de música no Colégio Pedro II (1838-1858): Contrapontos à memória da educação Musical no Brasil

  • Gilberto Vieira Garcia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Résumé

O tema desse texto será a História da Educação Musical no Brasil, no século XIX. Sua justificativa é apresentar alguns dados que permitam problematizar a ‘Memória’ consolidada
que, comumente, toma esse tema como sinônimo do projeto realizado por Villa-Lobos, com o Canto Orfeônico nos anos de 1930 e 1940, a despeito de quaisquer outras experiências
históricas anteriores, contemporâneas e posteriores. Assim, o objetivo deste texto, é trazer, portanto, alguns resultados da pesquisa realizada sobre as ‘Lições’ e os mestres de música do
Colégio Pedro II (1838-1858) como contrapontos que permitam se analisar a importância de seu ensino nas escolas já no século XIX e se pensar sobre a pesquisa da história da educação
musical no Brasil.

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Biographie de l'auteur

Gilberto Vieira Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publiée
2015-09-01
Comment citer
Garcia, G. V. (2015). ‘Lições’ e mestres de música no Colégio Pedro II (1838-1858): Contrapontos à memória da educação Musical no Brasil. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(3[39]), 229 - 260. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40790