O currículo do curso de Ciências Contábeis no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos

  • Marli Auxiliadora Silva Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG
  • Armindo Quillici Neto Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG
Palavras-chave: Currículo, Ensino superior, Ciências Contábeis, Formação profissional.

Resumo

Investigou-se, neste estudo, as concepções e tendências relativas ao currículo do curso superior de Ciências Contábeis no Brasil e em Portugal. Trata-se de um estudo comparado que, inserindo-se nos campos da História do Ensino Superior e da História das Instituições Escolares, teve como foco a categoria currículo dos cursos de contabilidade em duas instituições, uma brasileira e uma portuguesa: a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). O recorte temporal abrange o período de 1940 a 1985. No Brasil, a regulamentação e a inclusão do ensino de contabilidade em nível superior datam de 1945, sendo a FEA-USP, a precursora desse ensino desde 1946. Em Portugal, o ISCAL foi a primeira instituição a ministrar, em 1975, o bacharelato em contabilidade, quando o curso de contabilista foi reestruturado em nível superior. Conclui-se que o currículo escrito era o instrumento para a disseminação do conteúdo e também para a formação profissional nos moldes exigidos pela cultura capitalista vigente. Em ambas as instituições, o currículo adotado nos anos iniciais reflete determinações legais e influências políticas e econômicas. A partir da década de 1970, em ambas as IES, a concepção de ensino – derivada do currículo baseado na escola norte-americana – apresenta a tendência reprodutivista e tecnicista que marca, em nível mundial, o ensino de contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Auxiliadora Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Graduada em Ciências Contábeis e especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal e no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis.
Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG
Doutor em Educação, na Área de Filosofia e História da Educação, pela UNICAMP. Mestre em Filosofia pela PUC Campinas e graduado em Filosofia. É Professor de Filosofia da Educação, do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação, da Faculdade de Educação, da UFU. Tem publicações na área do Pensamento Pedagógico, História da Educação.
Publicado
2018-03-20
Como Citar
Silva, M. A., & Quillici Neto, A. (2018). O currículo do curso de Ciências Contábeis no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e005. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42063