Irmãs Catequistas Franciscanas: entre a rigidez e o carisma franciscano (SC, 1935-1965)

Résumé

O artigo versa sobre as memórias de cinco Irmãs Catequistas, discutindo como as construções cotidianas de uma prática docente eram articuladas com o carisma franciscano nas escolas primárias de Santa Catarina (1935-1965). Aborda-se o modo como essas professoras construíram uma cultura escolar dentro e fora dos muros escolares. Como percurso teórico e metodológico, utiliza-se a história oral, sendo a memória coletiva (Halbwachs, 2003) a principal categoria de análise. Suas memórias apontam que, de um lado, havia a rigidez, com características mais próximas dos preceitos da moral católica, e, de outro, o carisma franciscano, construindo, assim, uma identidade professoral e religiosa. Essa identidade era erigida e legitimada, interna e externamente, aos espaços escolares.

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Biographie de l'auteur

Geane Kantovitz, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

Geane Kantovitz é professora no Colegiado de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre e Doutora em Educação na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Está vincula aos Grupos de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC), da UFSC, Grupo de Pesquisa Ensino de História (GPEH), da UENP e Preservação dos Bens Culturais: História, Memória, Identidade e Educação Patrimonial, da UENP.

Publiée
2018-05-19
Comment citer
Kantovitz, G. (2018). Irmãs Catequistas Franciscanas: entre a rigidez e o carisma franciscano (SC, 1935-1965). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e012. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42907