A noção de educação estética no currículo da escola primária no Paraná – início do século XX

disciplina de cultivo do espírito ou educação da sensibilidade

Palavras-chave: história do currículo, educação dos sentidos e das sensibilidades, saberes escolares, ensino de música

Resumo

Analisa a mobilização da noção de educação estética no debate educacional relacionado às proposições para a escola primária no Estado do Paraná, ao longo das três primeiras décadas do século XX. A partir da perspectiva da história do currículo, procura captar as propostas e iniciativas que intentavam a escolarização dessa dimensão educativa, interrogando o aparecimento e transformação de formas e retóricas curriculares, relacionando com suas finalidades educativas. Explora um conjunto de fontes que inclui a literatura e a imprensa pedagógica, textos normativos e prescrições curriculares, além de relatórios de professores e estudantes normalistas. Conclui que os sentidos que prevaleceram no currículo em torno dessa noção se ligam à escolarização do canto e da música, em detrimento de outras potencialidades formativas então disponíveis.

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Biografia do Autor

Sidmar dos Santos Meurer, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Professor Adjunto, no Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR). É Licenciado em Educação Física pela UFPR; possui mestrado em Educação também pela UFPR e doutorado pela UFMG. Como pesquisador está vinculado ao Núcleo de Pesquisas sobre Educação dos Sentidos e Sensibilidades - NUPES, na UFMG; e ao Grupo de Pesquisa História da Educação: instituições, intelectuais e culturas escolares no Paraná (séculos XIX e XX), na UFPR.

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Publicado
2021-02-01
Como Citar
Meurer, S. dos S. (2021). A noção de educação estética no currículo da escola primária no Paraná – início do século XX. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e165. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/50883