Pombalismo e antipombalismo no Brasil

representações das reformas do ensino no centenário e no bicentenário do Marquês de Pombal

Palavras-chave: antipombalismo, história da educação, marquês de Pombal, pombalismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e analisar o modo como as reformas do ensino promovidas durante a gestão do ministro do reide Portugal D. José I foram representadas em dois momentos que, embora pertençam a contextos bem diversos, têm em comum o fato de que motivaram a organização de eventos, festejos e, sobretudo, publicações acerca do marquês de Pombal: o centenário de sua morte, celebrado em 1882, e o seu bicentenário, em 1982. Nosso objetivo é compreender o modo como as correntes pombalistas e antipombalistas repercutiram ou interferiram nas leituras e interpretações históricas das reformas pombalinas do ensino, a partir da análise de alguns textos (biográficos, ensaísticos e historiográficos) publicados nessas duas ocasiões.

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Oliveira, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE

Professor Titular do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe, Líder do grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS, Editor-chefe da Revista de Estudos de Cultura e Coordenador da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I. P./UFS).

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Publicado
2021-12-09
Como Citar
Oliveira, L. E. (2021). Pombalismo e antipombalismo no Brasil. Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e195. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e195